domingo, 17 de janeiro de 2010

Capricornio


Contam os mitos mais antigos que Júpiter foi amamentado por uma cabra, e não por sua mãe Réia. A narrativa do mito afirma que o pai de Júpiter, o deus do tempo, Saturno, engolia os filhos logo que nasciam. Saturno sabia, através de um oráculo, que seria destronado por um de seus filho, tal qual ele próprio fizera, castrando e tirando seu pai Urano do trono. Quando se aproximou o dia do nascimento de Júpiter, Réia refugiou-se na ilha de Creta e lá, secretamente, deu à luz ao pai dos deuses e dos homens. Temendo que Saturno descobrisse o paradeiro do filho caçula, Réia (a Terra) escondeu o menino numa caverna, entregando-o aos cuidados dos Curetes e das Ninfas. Enquanto isso, Réia enrolou uma pedra em finos lençóis de linho e levou para Saturno, que, de imediato, a engoliu pensando ser o filho recém-nascido.
SATURNO (CRONOS) DEVORANDO OS FILHOS.

Assim, Júpiter cresceu tendo como ama de leite a miraculosa cabra Amaltéia, que em algumas versões era uma ninfa, em outra era Aix, a cabra mãe de leite.Ninfa ou cabra, Amaltéia significa a terna, a generosa. Para esconder e proteger Júpiter do pai Saturno, ela o suspendeu numa árvore, para que a pequena criança não fosse encontrada nem no céu, nem na terra, nem no mar. Chamou ainda os Curetes para executarem danças e músicas em torno do menino, evitando dessa maneira, que seu choro e seus gritos fossem ouvidos pelo pai. Amaltéia descendia de Hélio, o Sol. Era tão horrenda que até os titãs a temiam e pediram a terra que a escondesse numa caverna de Creta. No entanto a cabra era muito generosa. 

Um dia o deus infante brincava com a ama e quebrou um de seus chifres. Para compensá-la, prometeu-lhe que este corno despejaria, sempre em abundância, flores e frutos. A Cornucópia (corno da abundância) simboliza a profusão gratuita dos dons divinos. Quando a cabra Amaltéia morreu, Júpiter mandou fazer da sua pele, que era invulnerável, a Égide, escudo que muito ajudou na luta contra os Titãs, pois servia como uma arma ofensiva e defensiva. Para agradecer à cabra Amaltéia os cuidados recebidos quando criança, o jovem deus Júpiter a colocou no céu, brilhando na constelação de Capricórnio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .